quarta-feira, 17 de março de 2010

O Rap

Quando chegava em Santos eu ia logo na casa do Léo, que era no mesmo quarteirão da minha avó por parte de Pai, a Dona Josefina, logo mais vou me aprofundar nela de novo, pois o assunto aqui é outro.Quando eu cheguei no prédio do Léo, ele estava lavando o carro do pai como de costume pra poder dar umas voltinhas pelo quarteirão, o som do Léo estava na garagem e ele falou quero te mostrar um som.E ai ele colocou os primeiros do Racionais Mc`s Holocausto Urbano e Escolha seu caminho.Eu tomei um baita choque elétrico quando ouvi aquilo, é tudo verdade o que esses caras estão falando.Meu Pai dizia pra eu olhar para um negro sempre com o dobro da atenção pois eles já foram ofendidos demais.Eu que ja estava tocando relativamente bem já curtia Beastie Boys, Primus, Red Hot Chilli Peppers, quando ouvi as letras do Racionais foi diferente de tudo que já havia ouvido.Só que eu estava muito ligado ao rock e não conhecia as influências que o Racionais traziam na sua música então achei o instrumental repetitivo demais, mais não por mais um mês onde eu já sabia todas as músicas decor.Lembro dos caras me zoando, tú é roqueiro, nem cola rapaz.rsrsrs.Nessa época o Léo conheceu o finado Dj Júnior do Jáu(Conjunto de Prédios em Santos),dono de um carisma imenso, e folgado pra caramba, esse muleke fazia umas festas bem perto de onde eu moro hoje, e agitava o rap por aqui.Fui na casa do Dj um dia com Léo e lá estava ele treinando uns riscos num 3x1.rsrsrrs.Achei da hora e ele sabia que eu gostava de um rock e me mostrou Run Dmc, Pavilhão 9,Public Enemy,Ice - T confesso que fiquei surpreso em ouvir guitarras distorcidas em um rap, mais achei bem loco.O Dj falou pra gente que ia rolar um show de rap aqui no Sesc de Santos e que o Pavilhão iria tocar e mais Código 13 e Thaíde e Dj Hum.Essa noite ficou marcada na minha memória apesar de tensa pois havia muita briga de gangues nessa época.Os shows do Pavilhão(ainda encapussados)e do Código 13 não atrairam muito o público o pessoal ficou todo no canto do salão, quando o Thaíde e o Dj Hum chegaram já chamaram todo mundo pra perto do palco, numa simpatia tamanha que não havia como recusar.O show foi magnífico e ali quem sabe, eu vi e ouvi o primeiro rap com a cara do Brasil.Um salve pros meus amigos Léo meu primo Cupim e Dj Júnior onde quer que ele esteja, eu levo comigo o espírito do rap que eu conheci com vocês,o espírito de renovação do pensamento,onde todos somos seres iguais.Afrobrasileiro.

Um comentário:

  1. Fala Tripah. Fiquei muito feliz em ser citado em sua estoria, bons tempos aqueles quando nao tinhamos tantas obrigaçoes e responsabilidades. Mas essa é uma das vantagens de se fazer amigos: um intercambio de experiencias e culturas distintas que acrescenta e nos abre horizontes, pois sempre podemos aprender com as pessoas. Se vc me atribui o Rap, por outra parte eu te atribuo o Rock (principalmente Jimi Hendrix, Led Zeppelin e Janis Joplin - sem contar Rage Against the Machine) alem do famoso e mais que escutado disco de blues "Buddy Guy & Junior Wells", simplesmente inesquecivel...
    Desejo tudo de bom pra ti e muito sucesso!!! Sabes que sempre estou na tua torcida meu amigo, mesmo quando me encontro um pouco longe...
    Abs, Leo.

    ResponderExcluir